quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sem esquecer dos dentes nas festas juninas

Essa época do ano é marcada por guloseimas. Mas é preciso ter cuidado para não abusar da combinação açúcar e acidez nos dentes


Junho é época de festa junina. E isso significa, claro, não resistir a guloseimas típicas como cocada, pé de moleque, milho verde e quentão. Todo mundo pode aproveitar, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes, para evitar que a festa prejudique os dentes e a saúde bucal de cada um.

Quem usa aparelho ortodôntico, por exemplo, deve evitar alimentos duros, como amendoim e pé de moleque. Esses alimentos quebram o aparelho e podem fazer com que algumas peças se descolem do dente. “Milho verde e maçã do amor são outros alimentos que, apesar de deliciosos, exigem uma higienização mais complicada e podem se prender no aparelho”, explica a cirurgiã dentista Simone Lima.

Diante de tanta comida boa nas festas juninas, é quase impossível controlar a ingestão de açúcares. O pior é que eles quase sempre são combinados com outro inimigo dos dentes: o refrigerante. “Essa combinação de açúcar e acidez é um perigo, porque o refrigerante também ataca o dente e promove a descalcificação do esmalte”, esclarece Simone.

A melhor saída, nesses casos, é trocar o refrigerante por água, para não deixar que os alimentos ultrapassem mais de duas horas de permanência nos dentes. “Quando for comer o doce, a pessoa pode beber água ou fazer um bochecho para evitar que o açúcar fique muito tempo nos dentes e leve a formação de possíveis cáries”, resume a dentista.

Dicas para manter os dentes saudáveis nas festas juninas:

1) Se você usa aparelho, evite alimentos duros, como amendoim ou pé de moleque. Eles podem quebrar os braquetes e prejudicar o tratamento;
2) Evite acompanhar alimentos muito doces com refrigerantes. A combinação açúcar e acidez favorece a descalcificação do esmalte do dente e aumenta as chances de cáries;
3) Beba água. Isso ajuda a diminuir o índice de açúcar na boca;
4) Aproveite a festa, mas não deixe de escovar os dentes antes de dormir.

Sobre Simone Lima – Com quase 15 anos de profissão, a cirurgiã dentista Simone Lima é uma das referências na área de ortodontia. Formada em Odontologia pela Universidade de Cuiabá, hoje ela coordena um consultório com seis dentistas no Conjunto Nacional, em Brasília. Em 2010 recebeu o prêmio de Ordem ao Mérito a Tiradentes, concedido pela Secretaria de Cultura do DF em parceria com o governo de São Paulo; a Medalha de Honra ao Mérito de Pioneiro; e o Prêmio Qualidade Brasília 2010.


ASSESSORIA DE IMPRENSA – SIMONE LIMA
Proativa Comunicação
Contato: Marcela Heitor (61) 9219-8985
William Martins (61) 8123-2652
Flávio Resende (61) 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
Email: proativa@proativacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário